Últimas Notícias

quarta-feira, agosto 02, 2017

Roda da Vida: o que é e como funciona?

 
A felicidade depende exclusivamente de como nos sentimos em relação a diversas áreas de nossa vida | Créditos: Pixabay Jill111
A felicidade plena depende de diversos fatores de nossa vida como a maneira que nos vemos, como são nossos relacionamentos, como lidamos com nossas carreiras, como nos portamos diante do mundo e a maneira que nos vemos. Pensando nisso, os Hindus chegaram à conclusão de que era necessário ter um sistema onde a pessoa pudesse avaliar cada parte importante de sua vida para entenderem quais pontos estão satisfatórios e quais precisam de atenção e, assim, criaram a Roda da Vida, que é uma técnica de avaliação pessoal separada em setores que são essenciais para encontrarmos um equilíbrio pessoal.

Aspectos pessoais na Roda da Vida

A Roda da Vida trata-se de um círculo dividido em oito, dez ou doze partes como um gráfico de pizza, representando, geralmente, os aspectos pessoais abaixo.

- Amigos e Familiares: a maneira que você se relaciona com pessoas próximas, se é aberto com essas pessoas, qual a frequência afetiva recebida, como é o diálogo e como os conflitos são resolvidos.

- Lazer: o tempo que você gasta com atividades que te dão prazer e te relaxem e se aproveita momentos de lazer com qualidade.

- Vida Financeira: aqui você irá avaliar se seu rendimento financeiro é o suficiente para suprir necessidades básicas, se é o suficiente para que você tenha uma vida confortável ou se é um problema constante em sua vida.

- Intelecto: o tempo que você gasta investindo em sua educação, se o conhecimento que tem é satisfatório, se realiza algum curso e o grau de satisfação com sua vida acadêmica.

- Espiritualidade: avaliar a sua força interna, a maneira que você lida com sua fé e preceitos que acredita e se eles estão alinhados com a visão que você tem de moral e se são coerentes com seus valores.

- Amor: o relacionamento afetivo que você tem com outra pessoa. Aqui você irá avaliar os sentimentos, o respeito mútuo, as metas feitas em conjunto, a visão de futuro no relacionamento e a avaliação de dificuldades e bons momentos.

- Trabalho e Carreira: avaliar se o que você faz te traz satisfação, se é o que você sempre quis fazer, se te traz benefícios, conhecimento e se você se sente bem em seu ambiente de trabalho e com as atividades que exerce.

- Saúde: considerada pelos hindus a parte mais importante, pois sem saúde nada flui. Aqui você irá avaliar o cuidado que tem com sua saúde, se realiza exames periódicos, a maneira que se alimenta, se exercita seu corpo e tem um acompanhamento adequado.



Como fazer o teste?

Para realizar a avaliação, é necessário colocar uma nota (que vai de 0-10 ou 0% a 100%) referente à satisfação que você tem em cada área. Com o resultado final você saberá onde precisa dar um pouco mais de atenção e, consequentemente se sentir realizado e satisfeito com a situação que se encontra. Essa técnica também ajuda com que a pessoa avaliada possa fazer uma reflexão de que ponto de sua vida se encontra e para onde quer ir, quais são suas prioridades, principais interesses e que pontos importantes está anulando, impedindo assim seu crescimento pleno. Para o sistema hindu, é necessário que cada esfera ou parte do gráfico tenha 60% de satisfação, caso contrário, se torna uma área que precisa urgentemente ser modificada. Ao identificar qual área apresenta deficiências, fica mais fácil de traçar um planejamento eficaz que ajudará a pessoa a trabalhar esse aspecto que está em falta, levando assim à uma vida mais prazerosa, produtiva e ao equilíbrio pessoal.




Download da Roda da Vida em PDF

A Roda da Vida é considerada uma ferramenta de assessment bem eficaz e simples, tanto que muitos coaches utilizam esse sistema para entenderem o que precisa ser trabalhado em cada pessoa e o que as tem desmotivado e impedido que elas pudessem alcançar seus objetivos e se sentirem felizes. Essa técnica é eficaz para o Coaching de Carreiras e o Coaching de Vida, pois procura a harmonia entre o lado profissional e pessoal de cada pessoa, resultando assim um caminho que a levará à felicidade. Clique nos links abaixo para fazer o download da Roda da Vida



Use o espaço abaixo para nos contar a sua opinião sobre a Roda da Vida. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais.


Folha Serrana





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas