Últimas Notícias

sexta-feira, junho 10, 2016

Motorista de transporte escolar com 25 alunos perde o controle e sai da pista, em Acopiara

Transporte escolar quase tombou sobre parede de açude. Foto: do blog Wilson Filho

Um acidente envolvendo transporte de alunos na zona rural de Acopiara, na região Centro-Sul, em caminhão ‘pau de arara’, foi registrado no fim da tarde desta quarta-feira,8.

O acidente ocorreu na estrada de terra no distrito de Isidoro. Segundo populares, o motorista do caminhão escolar ao tentar desviar de outro veículo (um carro do Conselho Tutelar) perdeu o controle e saiu da via, sobre a parede de um açude. A metade do caminhão ficou fora da estrada carroçável, mas não tombou. O veículo ficou inclinado e por pouco não virou, podendo causar um acidente grave.

O caminhão transportava 25 alunos das localidades de Arara, Tataíra, Bulandeira, Juá e São José dos Mundus para a Vila Isidoro.

Uma aluna ficou nervosa com o ocorrido e foi levada para o Hospital Municipal Júlia Barreto, em Acopiara. Foi medicada e liberada. No acidente, alunos teriam caído sobre outros, na carroceria, mas não houve feridos.

A assistente social da unidade hospitalar identificada por Pâmela disse que ao receber o plantão na manhã desta quinta-feira, não havia nenhum aluno internado.

O responsável pelo setor de Transporte Escolar da Prefeitura de Acopiara, José Saraiva, confirmou o acidente e esclareceu que o caminhão foi desviar um carro do Conselho Tutelar e saiu da estrada. “Foi um pequeno acidente e o próprio carro do Conselho Tutelar levou a adolescente para o hospital municipal porque ela estava nervosa, mas ninguém ficou ferido e o município prestou toda assistência aos alunos”, informou. Saraiva disse que na tarde desta quinta-feira iria ao local do acidente e conversaria com o motorista que também ficou nervoso.

A secretária de Educação de Acopiara, Luíza Aurélia, por telefone, disse que estava em Brasília em audiência no Ministério da Educação e afirmou que não tinha conhecimento de nenhum acidente.

O município de Acopiara ainda não conseguiu reduzir ou mesmo eliminar veículos ‘pau de arara’ no transporte escolar. É comum o uso diário de dezenas desse tipo de transporte, em caminhões, com coberta e fechamento lateral pelas estradas da zona rural. A condução de alunos nesse tipo de veículos é irregular.

Segundo Saraiva, cerca de 55% dos veículos que fazem o transporte escolar no município ainda são do tipo D 20 e caminhões, com coberta e proteção lateral.

Em 2013, houve uma reunião entre Ministério Público Federal e prefeitos das regiões Sul e Centro-Sul do Ceará, em Juazeiro do Norte, com o objetivo de firmar um pacto para substituição dos caminhões por veículos fechados (vans, ônibus e micro-ônibus). Alguns prefeitos, alegam, entretanto que proprietários e empresas não se interessam em investir e colocar carros fechados nas linhas de transporte escolar.


DIÁRIO CENTROSUL


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas