Últimas Notícias

segunda-feira, maio 09, 2016

As mudanças que ocorre entre famílias e o mundo moderno

                                     A FAMÍLIA MODERNA

       A família é a instituição responsável pela educação dos filhos e de ensinamentos comportamental dos mesmos no meio social. Em seu papel de fundamental importância na transmissão de valores morais e sociais como base no processo de socialização das crianças, também, perpetuar as tradições e costumes através as gerações.

                                              SAGRADA FAMÍLIA
     A família sagrada: José a figura paterna; a Virgem, mãe, insigne de amor; Jesus o filho divino de obediência, a própria escola de todas as virtudes.


           A FAMÍLIA MODERNA

            Ocorreu mudanças importante com relação ao papel na sociedade na organização familiar. Por exemplo, a diversidade sexual foi incorporada no conceito de família moderno, sendo aceito os casamentos homossexuais. Cumpre ainda um papel importante quanto a ser um núcleo fundamental da sociedade, um reflexo da sociedade existente.


     A sociedade moderna passa por uma onda de violência e criminalidade que atinge nossa vida cotidiana. Infelizmente, as notícias de filhos que matam seus próprios pai muitas das vezes com extrema crueldade. O comportamento social inadequado de relacionamento interpessoal, bem como o problema de adaptação escolar e aprendizagem. Os questionamentos surgiram como os modos de educação repressoras foram postos em cheque.

     Na década de 60 a revolução sexual inicia transformação de costumes e valores em nossa sociedade. Ocorreu a bandeira de educação mais liberada para prevenir “traumas” que a educação poderá causar na vida emocional dos filhos.

     Para educar filhos qual a fórmula? Não há formula e nem manual a ser seguido, pois, cada pai, mãe e filhos são únicos em sua natureza, isto é, todos precisam ser respeitados, nem sempre a convivência é fácil. Sinceramente, não há como ser bom pai ou boa mãe, nem espere serem amados por ser filhos. Entretanto, é preciso suportar a frustação de ser odiado por seu filho num dado momento, para o próprio bem dele no futuro, às vezes, o custo é muito caro aos corações dos pais e mães.

     São tantas as modificações físicas e emocionais que merecem atenção: dúvidas referentes à sexualidade ou à identidade sexual, dependência financeira, dificuldade de aprendizagem, a escolha profissional, o vestibular, os programas, os horários, o uso do cigarro, de bebidas alcoólicas, drogas, entre outras.

     - Educar é diálogo respeitoso entre pais e filhos.


Antônio Rilmar Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas