Últimas Notícias

terça-feira, abril 12, 2022

Aumento no atendimento a crianças com síndromes gripais faz Prefeitura de Fortaleza adiantar vacinação contra influenza e sarampo

 


Aumento no atendimento a crianças com síndromes gripais faz Prefeitura de Fortaleza adiantar vacinação contra influenza e sarampo. — Foto: Marco Antônio P. Costa/SVS/Divulgação

 

 

A vacinação contra a influenza e sarampo para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) começa, nesta terça-feira (12), em Fortaleza. Esta faixa etária seria contemplada somente na segunda fase da campanha, entre os dias 3 de maio e 3 de junho, porém, o aumento do número de atendimentos na rede municipal de Saúde de crianças com síndrome gripal, incluindo pneumonias de características mais graves, fez com que fosse antecipada a aplicação.

 

Os imunizantes estarão disponíveis nos 116 postos de saúde da Capital, em dias úteis, das 7h30 às 18h30. Nos fins de semana e feriados, o atendimento ocorre conforme programação divulgada previamente pela prefeitura. Os outros grupos prioritários devem aguardar o calendário da campanha.

 

 

Campanhas de vacinação contra influenza e sarampo começam hoje no Ceará; veja o calendário completo

“O acolhimento de crianças com diagnóstico de pneumonia tem ampliado na Rede Municipal de Saúde. Muitas apresentam quadros graves da doença. A vacinação tem um papel primordial na prevenção, por isso, precisamos ampliar a cobertura de todas as vacinas do calendário vacinal para proteger nossas crianças”, afirma Ana Estela Leite, secretária da Saúde de Fortaleza.

 

A gestora também reforça que cuidados como lavar as mãos e evitar aglomerações auxiliam na não proliferação de doenças.

 

Cobertura vacinal

Em Fortaleza, até novembro de 2021, a cobertura das vacinas Pentavalente, Meningocócica e Pneumocócica, que protegem contra infecções, chegou a 74%, 77% e 81%, respectivamente.

 

Pentavalente: previne Difteria, Tétano, Coqueluche, Meningite e outras infecções por Haemophilus influenza tipo b e Hepatite B

Meningocócica C: previne doenças provocadas pela bactéria Neisseria Meningitidis do sorogrupo C, como meningite e a sepse;

Pneumocócica: previne pneumonia causada pelo pneumococo;

Campanha de vacinação contra Influenza

A vacina contra a Influenza atua contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e B. A vacina de 2022 sofreu alteração na cepa H3N2, conforme o vírus circulante no ano anterior. O vírus da influenza, assim como o da Covid-19, é uma infecção viral aguda que provoca sintomas de síndrome gripal.

 

 

Assim, a Prefeitura de Fortaleza pretende vacinar cerca de 900 mil pessoas dos grupos prioritários durante os dois meses de campanha, conforme a disponibilidade de imunobiológico.

 

Vacinação contra o sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito. Com a baixa cobertura vacinal nos últimos anos no Brasil, o País voltou a ser endêmico para sarampo, em 2019. Em Fortaleza, até novembro de 2021, a cobertura da vacina tríplice viral, que combate o sarampo em crianças de um ano, chegou a 73%.

 

O esquema vacinal contra o sarampo compreende duas doses: administração de uma dose com um ano de idade e uma segunda com um ano e três meses. A vacina tríplice viral atua contra o sarampo, caxumba e rubéola, e faz parte da rotina de imunização, por isso, está disponível durante todo o ano nos postos de saúde. É importante lembrar que todas as crianças de seis meses a menores de 1 ano continuam recebendo a “dose zero”.

 

Em relação à campanha de vacinação contra o sarampo em 2022, ela será de seguimento, ou seja, a campanha imunizará as crianças de maneira indiscriminada, independente da situação vacinal. Mesmo as que já iniciaram ou completaram seu esquema vacinal devem comparecer para receber a dose da campanha.

 

 

Grupos prioritários

Influenza

 

1ª fase (2 de abril a 2 de maio):

Idosos com 60 anos ou mais

Trabalhadores da saúde

Crianças (6 meses de idade a menores de 5 anos - antecipado)

2ª fase (3 de maio a 3 de junho):

 

- Professores, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde; portadores de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas

 

Sarampo (campanha de seguimento)

 

1ª fase (4 de abril a 2 de maio):

Trabalhadores da saúde

Crianças (6 meses de idade a menores de 5 anos - Antecipado).

Por g1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas