Últimas Notícias

quarta-feira, julho 01, 2020

Polícia alerta pais sobre ‘Homem Pateta’, que induz crianças ao suicídio


Uma série de alertas para pais de crianças e adolescentes que navegam na internet têm sido divulgado pela polícia, nos últimos dias, após o surgimento de um personagem que se identifica como Jonatan Galindo nas redes sociais. Ele usa fotos que remetem ao personagem Pateta, da Disney, e estaria induzindo crianças a atentar contra a própria vida.

Segundo o portal Metrópoles, vários perfis têm se aproximado desses jovens no Facebook por meio de mensagens pertubadoras, que podem induzir ao suicídio.

Essa não é a primeira vez que o uso das redes sociais se torna uma ameaça para os pais. Em 2017, o desafio da Baleia Azul, surgido em uma rede social russa, viralizou entre jovens e foi associado à onda de suicídios entre crianças e adolescentes.
Sobre o Homem Pateta, como o personagem vem sendo chamado, a polícia já apurou que o primeiro perfil deles foi criado na Europa, em 2017, com posts em espanhol. Ainda não há casos confirmados no Brasil, mas algumas contas com codinome Jonatan Galindo já apresentam conteúdo em português.

“Este perfil faz o desafio para que o interessado envie uma mensagem privada e, em resposta, passa a enviar vídeos, textos, áudios e até a fazer ligação por vídeo ao vivo. Essas mensagens causam desconforto, medo, terror e podem até induzir ao suicídio”, explica a delegada de Polícia Civil Fernanda Lima, em um vídeo postado em sua conta no Instagram.

Por conta da ameaça, a Polícia Civil e o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina está orientando pais e responsáveis a monitorar o conteúdo que tem sido acessado pelas crianças e observar eventuais mudanças de comportamento.


O Facebook Brasil ainda não se pronunciou sobre possíveis medidas a serem tomadas para evitar a situação relatada pela polícia.

Fonte Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas