Últimas Notícias

segunda-feira, julho 23, 2018

ENTENDA PORQUE VENTOS FORTES PREJUDICAM A PRODUÇÃO DO CAJUEIRO, BASTIÕES/IRACEMA-CE


Ventos fortes durante a madrugada no Distrito Bastiões Iracema-CE, assusta moradores da localidade pois a cada dia fica mais forte, e o barulho provocado pela corrente de ar na antena de telefonia móvel; é como se fosse um grande avião causando um palco de medo para quem mora nas proximidades.

E tudo isso contribuí também para que a safra do caju seja prejudicada, com ar seco e a força do vento as flores caem e com isso não nasce caju, os produtores fica em uma situação muito ruim nesse casos, além de enfrentar a forças da natureza como ventos fortes e pragas de insetos como o famoso mijão como é chamado em nosso nordeste que além de derrubar as flores mija nas folhas e deixa tudo ressecado, a única solução seria boa chuva.

Conheça os danos causados e entenda os sintomas da doença do cajueiro

Antracnose no Cajueiro

O agente causal é o fungo Colletotrichum gloeosporioides. É a doença com maior importância na cultura do cajueiro, com ocorrência em todas as fases de desenvolvimento da planta, é disseminada pelo vento e encontra-se em todas as áreas de cultivo de cajueiro.
Sintomas

Os principais sintomas dessa doença são: lesões necróticas, irregulares, inicialmente de cor parda em folhas jovens e posteriormente de coloração avermelhada em folhas mais velhas. As folhas jovens ficam enegrecidas, retorcidas e posteriormente caem, quando o ataque é muito severo. Também causa queda das flores e frutos jovens.
Controle

Uso de variedades resistentes e o controle químico com fungicidas a base de Cu e Benomyl.

Folha Serrana
Repórter Francisco Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas