Últimas Notícias

terça-feira, abril 10, 2018

81 reservatórios receberam aporte de água; Castanhão ganha 10 milhões de metros cúbicos


 
As chuvas fortes deste começo de abril têm ajudado a começar a criar um cenário mais otimista para os reservatórios e açudes cearenses. De ontem, 8, para hoje, 9, os açudes receberam 39,15 milhões de metros cúbicos (m³) de água. O destaque é para a quantidade observada no açude Itaúna, que ganhou mais de 6 milhões de m³ e está com 100% de sua capacidade

A barragem é localizada no mesmo munícipio onde foi registrada a maior chuva do ano no Ceará, Granja, com 173 milímetros. Outro destaque, embora ainda não significativo pelo tamanho da barragem, é o ganho de água pelo açude Castanhão, o maior do Estado, que recebeu mais de 10 milhões de m³. Atualmente, o reservatório está em 4,60% de sua capacidade.

Conforme dados do portal hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o aporte vêm crescendo no Ceará desde o começo do ano. A boa previsão para o começo do mês de abril está sendo confirmada com as últimas chuvas. Entre esse domingo e esta manhã de segunda, 119 municípios marcaram precipitação.

No que compete ao abastecimento, dez açudes estão sangrando: Acaraú Mirim, Caldeirões, Itaúna, Tucunduba, Cocó, Germinal, Maranguapinho, Tijuquinha, Barragem do Batalhão e Colina. 13 barragens estão acima dos 90% e 106 estão com o nível inferior a 30%. A Cogerh monitora 155 açudes cearenses e atualmente está com um volume de 9,75% da cota total de água que o Estado pode armazenar.

Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas