Últimas Notícias

quinta-feira, setembro 14, 2017

Ceará pode fechar ano de 2017 com aumento de 42 por cento nos índices de homicídios

A morte do pequeno Kauã de Assis Lopes, 10 anos de idade, na noite do último domingo (10), deixou a população da cidade de Jaguaribe (a 300Km de Fortaleza) indignada. O menino que sonhava em um dia ser um policial militar, acabou se transformando em mais uma vítima da violência desmedida e incontrolável que se abateu sobre o Ceará.  Para o estado, seu nome é apenas “mais um” na imensa e fria lista de vítimas dos CVLIs (Crimes Violentos, Letais e Intencionais). Para a família e os amigos, a dor, no entanto, é profunda e difícil de ser encarada como apenas “mais uma” vítima da nossa barbárie diária.

À passos largos, o Ceará caminha para fechar o ano de 2017 com, ao menos, entre 3.500 e 3.800 assassinatos (homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte). Até o próximo fim de semana, no mais tardar,  terá ultrapassado os índices de CVLIs de todo o ano passado. Em 2016, segundo dados oficiais do governo, foram registrados 3.407 homicídios. Em 2017, somente entre os dias 1º de janeiro e 12 de setembro (ontem), já foram contabilizados 3.388, faltando, portanto, apenas 19 casos para igualar a marca do ano anterior.

As projeções estatísticas (matemáticas) apontam que o Ceará terá um aumento da ordem de 42 por cento de homicídios em comparação a 2016. Também importante lembrar que, nesta estatística ficam de fora os assassinatos ocorridos nas unidades do Sistema Penitenciário e aqueles decorrentes de intervenção policial, conforme a metodologia dos CVLIs estabelecida pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social  do Ceará (SSPDS). Se fossem incluídos na contagem, o ano terminaria – oficialmente – com mais de 5 mil mortos.

ENFIM, JUSTIÇA EM ACOPIARA

Após um ano e quatro meses de espera por justiça, a família da jovem Karina Firmino recebeu, ontem, a notícia de que a Justiça havia decretado a prisão preventiva dos acusados (ou suspeitos) de envolvimento no assassinato da garota.  Uma investigação longa, complexa e repleta de idas e vindas, finalmente, veio comprovar o que todos na cidade de Acopiara, no Centro-Sul do Ceará (a 340Km de Fortaleza), sabiam ou, ao menos, desconfiavam. Tratou-se de um crime planejado, com mandantes, intermediários e executores, ou seja, uma autêntica pistolagem (crime de aluguel). Karina foi assassinada na porta de casa, na noite de 5 de maio de 2016. As provas irrefutáveis apontam para um crime também passional. A garota foi morta por se envolver em um caso amoroso com um policial militar casado com uma policial civil.

UM PM, UM HEROI

Nas redes sociais, uma mensagem marcante de um policial militar cearense que se transformou em vítima da violência. O soldado PM Márcio Douglas Melo Mota, integrante das fileiras do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) da PM do Ceará, agradeceu a Deus por ter tido a sua vida salva, e, ao mesmo tempo, rogou a ajuda dos amigos. No dia 14 de julho  último, o jovem militar, pertencente  à Companhia Comando Tático Rural (Cotar),  foi baleado com um tiro de fuzil em uma das pernas durante troca de tiros com criminosos no Interior. Depois de quase um mês hospitalizado (no IJF) recebeu, ontem, a notícia de que parte da perna será amputada. Não se deixou abater. “Perdi uma parte da perna, mas ganhei uma nova vida, pois hoje decidi voltar para os caminhos do Senhor”, escreveu.  Agora, luta para comprar uma prótese. Quem quiser e puder ajudá-lo, faça uma doação, na conta corrente 7592-2, agência 719-6 do Bradesco. Força, guerreiro!

A IMAGEM QUE FICOU

“Bombou” nas redes sociais uma imagem marcante do desfile de 7 de Setembro na Avenida Beira-Mar, em Fortaleza.  O soldado PM Braga, da Companhia de Policiamento com Cães, do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque). Em meio à apresentação da tropa, ele percebeu a dificuldade que um dos animais passava para acompanhar o ritmo da marcha. O cão “Marley” já não conseguia se locomover, pois havia perdido a proteção de uma das patas. O militar não pensou duas vezes: colocou o cão no colo e seguiu no desfile. Logo, o comandante da tropa, capitão Lutiani, foi ao socorro do soldado e do animal. Os dois PMs se revezaram ao longo da apresentação conduzido “Marley”. O público aplaudiu o gesto dos militares. O comandante-geral da Corporação, coronel Ronaldo Viana, também.  Orgulho para a PM do Ceará!

CRUZETA CONTRA O CABO

Causou repercussão e repúdio a tentativa frustrada de alguém que pretendia macular a honra e a imagem do deputado federal Cabo Sabino (PR). Nas redes sociais circulou um áudio em que um suposto correligionário de Sabino tratava com outra pessoa de uma negociata com dinheiro oriunda de emenda parlamentar de autoria do político cearense. Tudo não passou de uma grande armação. Sabino classificou como uma “cruzeta”, que na linguagem policial significa uma cilada.  Também pelas redes sociais, o deputado divulgou um vídeo em que faz um relato do episódio montado  para denegri-lo. O áudio não é novo. No dia 16 de maio, Sabino tomou conhecimento do fato e pediu uma investigação através do Ministério Público Federal (MPF).  Os culpados pela “cruzeta” vão aparecer e pagar pelo crime. “Estão incomodados comigo, e ficarão ainda mais incomodados”, diz o deputado.

PF QUER CRIANÇA FELIZ

A Superintendência da Polícia Federal no Ceará lançou a campanha “Mão Solidária – Dia das Crianças”, com o objetivo de arrecadar brinquedos novos e/ou  usados em bom estado de conservação para presentear crianças de famílias em situação de vulnerabilidade social e que são acompanhadas pela Defesa Civil de Fortaleza. As doações podem ser realizadas até o dia 6 de outubro nos postos de coletas localizados nos seguintes locais: hall de entrada da Superintendência da PF (Bairro de Fátima), no Posto de Emissão de Passaporte da PF (no Shopping Iguatemi) e no Núcleo de Tráfego Internacional da PF, no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Mais informações na Assessoria de Comunicação Social da PF em Fortaleza, nos telefones (85) 3392-4867 ou 98970-0624.

PROMOTOR E AS FACÇÕES

Finalmente, o Ministério Público do Estado do Ceará se pronunciou sobre a atuação das facções criminosas no Ceará.  Coube a um promotor de Justiça, integrante do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), Felipe Diogo, botar a boca no trombone sobre o avanço dos grupos criminosos. Falou com autoridade: “O governo não quer saber de colocar bloqueadores de celulares nos presídios, não utilizou o plano de segurança entregue pelo Capitão Wagner e não há interesse dos deputados em instalar a CPI do Narcotráfico que o parlamentar também ficou à disposição para presidir. A quem interessa essa insegurança? Até quando o povo irá permanecer refém? Precisamos cobrar do governador Camilo Santana uma ação urgente! Precisamos de respostas, já apontamos os problemas, já mostramos a solução e oferecemos ajuda, cabe agora o governo aceitar!”

E TEM MAIS!!!

* Comando Geral da Polícia Militar publicou no Diário Oficial do Estado atas de dois contratos para a aquisição de armas e munições. Um deles no valor de R$ 310.248,60 para comprar  carabinas de calibre Ponto 40; e outro de R$ 127.385,41 para adquirir munições menos-letais.

* Ordem dos Advogados do Brasil, Subsecção do Cariri, aponta a presença das facções criminosas PCC e Comando Vermelho na cidade de Juazeiro do Norte, e pede empenho das autoridades da Segurança Pública para coibir o avanço de tais grupos na região.

* Alunos do 3º Curso de Operações de Choque da PM do estado do Piauí estiveram em visita técnica em Fortaleza entre os dias 8 e 10 últimos. Conheceram o BPChoque do Ceará e tiveram palestras organizadas pelo major Holanda. Trata-se de intercâmbio doutrinário e operacional.

* Delegacia de Polícia Civil da cidade de Assaré sofreu um atentado na madrugada desta quarta-feira (13). Bandidos apedrejaram as portas de vidros da unidade, causando destruição. Autoridades já estão na caça aos responsáveis pelos danos ao patrimônio público.

* Começam ainda nesta semana a construção das torres de vigilância do Plano Municipal de Segurança Cidadã que será instalado em vários bairros de Fortaleza. No comando do projeto está o vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan. A primeira torre será erguida no Jangurussu.

* Delegada Socorro Portela foi designada, através de portaria, para chefiar um núcleo instalado na Secretaria da Segurança que vai analisar o perfil das vítimas dos Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs). Trabalho que ajudará no combate à criminalidade no Ceará.

* Jornalista Morgana Cruz deixa a equipe da Assessoria de Comunicação e Imprensa da SSPDS. Deverá ser a assessora da Perícia Forense do Ceará (Pefoce). No seu lugar, assume a também jornalista  Rafaele Silva dos Santos, conforme ato do secretário de Segurança, André Costa.

* Academia Estadual da Segurança Pública (Aesp) abriu vagas para estagiários/estudantes de Biblioteconomia. O órgão fez uma grande parceria com praticamente todas as universidades e faculdades do Ceará, entre elas, Fanor, Fafor, Unifor, FA7, Unilab, Farias Brito, Christus e UFC.

* Senado Federal abriu consulta popular sobre o Estatuto do Desarmamento. População dirá se quer ou não o direito de cada cidadão poder ter sua arma de fogo. A votação eletrônica já está a pleno vapor. Até ontem o placar estava assim: Sim (76.854) Não (2.761).


*E a pergunta do Dia: O Complexo das Delegacias Especializadas (Code) virou uma cadeia???

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas