Últimas Notícias

quarta-feira, julho 26, 2017

Japão registra 1ª morte humana por vírus raro transmitido por gato

O Japão anunciou nesta terça-feira (25) que foi comprovado o primeiro caso no mundo de contágio humano com o vírus da Síndrome de Febre Severa com Trombocitopenia. Uma mulher morreu depois de ser mordida por um gato.
A vítima morreu no ano passado devido ao SFTSV (sigla de “Bunyavirus do Síndrome de Febre Severa com Trombocitopenia”), um vírus raro identificado pela primeira vez na China em 2010, cujos primeiros contágios foram registrados no Japão em 2013, indicou em conferência de imprensa o Ministério da Saúde japonês.
Todos os casos detectados em humanos até então — a maioria em zonas rurais da China — tinham sido em pacientes picados por carrapatos. Os cientistas acreditavam que esta era a única forma de transmissão do vírus.

A doente, de cerca de 50 anos, não mostrava sinais de picadas de parasitas. Ela foi mordida por um gato de rua, que resgatou para levar ao veterinário.
A mulher morreu dez dias depois de ter sido mordida, com febre alta e outros sintomas graves causados pelo SFTS, para o qual não existe tratamento, indicou o Ministério.
Até agora registraram-se 266 infecções de SFTS em seres humanos no Japão, das quais 57 morreram, enquanto na China registraram-se várias centenas de casos, principalmente no centro e nordeste do país. Na Coreia do Sul foram detectados dezenas de casos de contágios.


Os principais sintomas que provoca são febre, trombocitopenia [diminuição das plaquetas sanguíneas], problemas gastrointestinais e leucopenia, e a sua mortalidade situa-se entre 12 e 30% dos casos. Com informações da Lusa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas