Últimas Notícias

segunda-feira, junho 13, 2016

Professor Rilmar Cavalcante fala sobre a prisão que a politíca traz ao povo do nosso país

Somos hoje, ainda, prisioneiros de uma política que nos acorrenta em suas manobras e tira a liberdade de ser livre. A sombra nebulosa paira a nossa volta e vemos a realidade no contexto moderno de uma grande caverna; quem sai dela, poucos, chega a luz em princípio cego a uma nova verdade. Reconhecer a mudança que a luz trás é fugir da obediência e libertar-se.

     Que reflexão de quem sai da caverna e retorna? O que ele pode encontrar? É o mesmo de antes. Quem se transforma: a volta ao mundo da sombra terá de enfrentar a desconfiança da sua realidade adquirida. A mudança não vem de graça! ... é preciso que o homem que viu a luz encare os desafios. Pois, quem vive no mundo da caverna, nunca tivera contato com outra realidade exterior, o seu mundo é de sombra e o da ignorância, limitado a essas sombras que estão à sua frente.

     O homem estará sempre preso ao mundo de sua realidade. Quero acreditar que o retorno do homem a caverna, seja mais difícil habituar-se em relação ao mundo externo, isto é, a luz nos dá a liberdade, pelo menos, a oportunidade de pensar numa alternativa evidente de modificar com sabedoria nossa vida pública ou privada.

     Aos que retornam a sua caverna, como eu e tantos outros, muitas vezes, a incompreensão e a desconfiança, em prejulgamentos sem proposito, que não leva a lugar nenhum, talvez, as boas ações sejam banalizadas pelas esquinas e levadas pelos ares por falta de critério.

     Não quero e nem desejo, aos que se livraram das sombras da imposição dos modelos vigentes se curvem ante a prepotência e arrogância, ante uma luz que liberta, façamos nossa parte sem sabujíssimo, mas no dever de orientar e humanizar.

     Devemos diferenciar o mundo que nos aprisiona (falsas promessas em véspera de eleições) do mundo que nos libertas. 

  Antônio Rilmar Cavalcante


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas