Últimas Notícias

terça-feira, dezembro 29, 2015

Fechado: Manifestação lembra Um Ano sem funcionamento do Hospital Regional do Sertão Central

Na tarde desta segunda-feira, 28, uma manifestação realizada em frente ao prédio do Hospital Regional e Maternidade Padre José Van Esch, lembrou os 365 dias sem funcionamento. A mobilização foi convocada através das redes sociais. Inaugurado ainda pelo ex-governador do Estado, Cid Gomes, a proposta inicial era a de que o local começasse a realizar os atendimentos no primeiro semestre de 2015.
Além de populares, lideres comunitários e representantes de movimentos sindicais, quem também esteve presente foi o deputado estadual Tomas Holanda e o deputado federal Danilo Forte. Os vereadores Romulo Filho e Teodomiro Fernandes, de Quixeramobim, e Kelton Dantas, de Quixadá, também compareceram. No local foram colocadas 365 cruzes representando os dias ao qual o prédio foi inaugurado. Uma manequim toda enfaixada também representava os pacientes não atendidos. Quem também marcou presença foram algumas pessoas aprovadas na seleção para trabalhar no hospital.
Segundo o vereador Romulo Filho, foi solicitada a abertura do prédio para uma fiscalização por parte dos deputados e dos vereadores, mais foi negada pelo governo. Durante sua fala o deputado Tomas Holanda se disse indignando com o tratamento dado pelo governo ao sertão central.  Danilo Forte lembrou que outros hospitais estão funcionando, como Sobral e Crato, e que esse prédio fechado só traz prejuízo para a região.  Após as falas, um abraço simbólico e os parabéns de aniversário de um ano sem funcionamento da unidade saúde foi realizado pelos presentes.
Em nota enviada a Rede Jangadeiro, a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, informou que a o Governo do Estado tem trabalhado junto à União para garantir recursos para o pleno funcionamento da unidade.

Veja a nota publicada no site Tribuna do Ceará:

“O Governo do Estado tem trabalhado continuamente para colocar em funcionamento o Hospital Regional do Sertão Central. Para tanto, tem feito uma articulação permanente com a União desde

o início da gestão não só para o custeio do Hospital Regional do Sertão Central, mas para angariar mais recursos para a saúde do estado como um todo.


A reivindicação do Estado é que o Ministério garanta 50% do custeio do HRSC e assim iniciar o cronograma de funcionamento. Como resultado desse diálogo constante com o Governo Federal, o Ministério da Saúde garantiu a liberação de R$ 4 milhões para colocar em funcionamento as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Aracati e Jericoacoara, a partir de janeiro de 2016. sertão noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas