Últimas Notícias

segunda-feira, dezembro 28, 2015

António Rilmar Cavalcante fala sobre a escassez e quanto a água é importante em nossa vida

Antônio Rilmar Cavalcante   

   
  A escassez da água    

     A escassez hídrica afeta a saúde pública, a economia regional Localizada ou regionais, e, principalmente, a decrescente Produção de energia e de alimentos. Também, não descarto o conflito do uso da água.

     O viso está sendo dado, no início desde no, os indícios de que há uma mudança climática que transcorre, que não é pontual, havendo sim alguns fatores para uma possível Continuidade. Em médio e longo prazo a situação só tende a complicar. Todo esse risco de escassez de água, a necessidade de obras para aumentar a capacidade de reserva e sua distribuição, levando em conta o tempo para construções.     

     Os impactos na produção de alimentos terão seus reflexos na economia do país.  A crise atual não atinge somente a população humana, mas todo o ecossistema, a biodiversidade aquática, assim em sua complexidade a sustentabilidade dos rios, lagos e as águas subterrâneas através da escassez e da poluição.

     Há necessidade de modificações de ações governamentais dos Recursos hídricos, pois, não há uma evolução para enfrentar a crise de forma contundente, interdisciplinar e sistema de adequação de controle quantitativo e qualitativo dos recursos hídricos.

     Devemos enfrentar o que é, necessariamente, imprescindível a modernização e a dinamização dos sistemas de gestão. A modernização é garantir condições para articulação e visão sistemática de todos os órgãos responsável pela gestão, criando estrutura para situações emergências, devido a vulnerabilidade Humana e dos ecos sistemas.





REDUÇÃO DO CONSUMO DA ÁGUA

     É de significado premiar que reduz o consumo da água, mas também, punir quem aumenta ou mesmo, se necessário impor quotas. Enfim, tomar medidas para não acarretar colapso nos sistemas produtores de água.


     Urgentemente a mobilização da população para obter resultados significativos na redução do consumo de água, isto acompanhado por ampla divulgação nos meios de comunicações de massas construindo parcerias para o alcance de metas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas