Últimas Notícias

quarta-feira, março 07, 2018

ESTUDANTES ATRAVESSAM RIO DE CANOA E SEM COLETES PARA IR À ESCOLA EM ICÓ, NO CEARÁ


Um vídeo que circula nas redes sociais mostra estudantes da rede municipal de Icó, no centro-sul do Ceará, atravessando o Rio Salgado em uma canoa. A embarcação está lotada, e os alunos, sem colete salva-vidas.

O vídeo foi gravado pela filha do canoeiro José Francisco Ferreira. Ele também aparece no vídeo e afirma que pediu para a filha gravar para mostrar o aumento do volume das águas na região. "Quem gravou foi minha filha, que também estava dentro da canoa. Eu pedi para ela fazer esse vídeo porque esse rio estava seco, nossa cidade também. Postei para mostrar a alegria de ter água, não sabia que ia ter tudo isso", conta.

Depois de tomar conhecimento do vídeo, a Secretaria de Educação de Icó determinou que nenhum aluno atravessaria mais o rio até que os coletes sejam comprados.

"Ficamos tão surpresos quanto as pessoas que enviaram o vídeo para nós. Até onde a gente sabia, existiam 20 coletes na escola para que esses alunos fizessem a travessia nesse rio. Os alunos são tanto da rede estadual, quanto da rede municipal", comenta Aurineide Amaro, responsável pela pasta.

Aurineide afirmou ainda que o problema deve ser resolvido em até uma semana. Dessa vez os coletes ficarão sob os cuidados do canoeiro, e não na escola. "Nós sabemos que a vida está acima de tudo", pontua.


Rotina
A travessia de canoa foi intensificada com a cheia do Rio Salgado. Dessa forma, cruzar as águas a bordo da canoa é rotina para os moradores da região. Eles usam a canoa principalmente para transportar leite e verduras que serão vendidos na cidade. Outros cruzam a pé pela passagem molhada e dizem não ter medo.

Com a proibição de utilizar a canoa sem coletes salva-vidas, estudantes estão dormindo na casa de parentes que moram na sede do município, onde se localiza a escola. A medida acontece para evitar que eles percam aulas.

"A minha filha começou esse ano a estudar na cidade. Mas a gente sempre passa de canoa. A gente que já tem o costume, não acha perigoso", comenta a auxiliar de serviços gerais Apaloma Ferreira.


Por G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas