Últimas Notícias

terça-feira, março 20, 2018

Chove pouco no Ceará no Dia de São José


No Dia de São José, santo padroeiro do Ceará, as chuvas foram escassas no Estado. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), precipitações foram registradas em mais de 30 municípios.

Contudo, no dia que antecede a data festiva para os cearenses — quando a população, tradicionalmente espera chuvas fortes — os pluviômetros acumularam pouca água. Os dados correspondem ao período de 24 horas, contando a partir de 7 horas de domingo, 18. Os dados das 7 horas da manhã de hoje até às 7 horas da manhã de terça-feira, só serão divulgados pelo órgão amanhã.

O maior volume registrado foi em Santa Quitéria, a 222 km da Capital, na região norte do Estado, com 40 milímetros (mm) de chuva. Em seguida, vem Aurora, a 461 km de Fortaleza, com 36 mm.

Até a atualização de 14h55min desta segunda-feira, 36 municípios registraram chuvas. De acordo com as informações do site da Funceme, na Capital choveu 3.4 mm. Em Itaitinga, município próximo à Fortaleza, foram registrados 1.7 mm de precipitação.

Mês das chuvas

Março é o período em que as precipitações mais se concentram sobre o Estado. Contudo, desde o início do mês houve diminuição das chuvas. Segundo os meteorologistas, o fenômeno se deve ao afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa do Estado. Essas nuvens são as principais responsáveis por trazer água ao Ceará.

A previsão apresentada para os meses de março, abril e maio é de 45% de chuvas acima e 20% abaixo da média.

Para esta segunda-feira, 19, a Funceme aponta cenário mais otimista. A expectativa para o início da semana é de chuvas em todas as regiões do Ceará, com nebulosidade variável ao longo do dia.

Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas