quinta-feira, março 22, 2018
Brasil fica em penúltimo em pesquisa sobre simpatia de vendedores
Pesquisa aponta que 79% dos funcionários sorri ao ver um cliente
entrar na loja. Na Irlanda, país que ficou em primeiro lugar, o percentual é
97%.
Esse ambiente de preocupação na economia parece que tem contaminado
o humor do pessoal que trabalha no comércio no Brasil.
“Aqui tem uma esfiha tão boa, tão boa, tão boa, que dá até dó de
vender” – a esfiha pode até ser uma delícia, mas o anúncio é melhor ainda. Só
assim mesmo pra tentar vencer o marasmo. É que tá ruim o negócio... Literalmente!
“Tá muito difícil. Você tem que reduzir sua margem assustadoramente
pra não perder os seus clientes”, afirmou a empresária Patrícia Gabriel.
E, pelo jeito, quando reduz a margem de lucro, reduz também a de
felicidade. Porque o vendedor brasileiro tem recebido os clientes de um jeito,
digamos, cada vez menos alegre.
Muitas vezes, quando um cliente chega numa loja, ele lê a seguinte
mensagem na parede: "sorria, você está sendo filmado". Só que em
alguns casos, a plaquinha que tá faltando para o vendedor dentro é outra: sorria, ponto. Parece óbvio alguém que
está querendo vender alguma coisa dar um simples sorriso para um cliente que
chega. Mas na pesquisa do vendedor simpático, o brasileiro ficou na penúltima
colocação.
Quem diria... O país com fama de ter riso frouxo, hoje só tem
vendedores mais sorridentes que o recatado Japão. Na pesquisa, que foi feita em
vários países do mundo, 97% dos vendedores irlandeses estão rindo de bobeira
quando chega cliente. No Brasil, só está na cara de 79% dos funcionários.
Está achando que nem é um resultado tão ruim assim? A coordenadora
da pesquisa discorda.
“De dez clientes que entraram na loja, dois não foram recebidos com
sorriso. Isso é grave. Parece um número pequeno, mas não, se a gente
multiplicar isso, quantos entram, quantos clientes entram nas lojas por dia, é
um número bastante preocupante”, afirmou Stella Susskind, coordenadora da
pesquisa no Brasil.
“Eu posso até comprar se eu estiver precisando muito, mas eu não
voltaria mais por conta da má recepção”, disse o bancário Eduardo Bitencourt.
Quando até o manequim está triste ou escondendo o rosto pra quem
passa na rua, como no vídeo, o clima está estranho mesmo. Mas tem solução pra
depressão pré-venda: o manequim do vídeo, o primeiro que aparece na loja da
dona Maria Cecília. Que delícia comprar com ela... 45 anos de gargalhadas
compridas no comércio de São Paulo.
Jornal Nacional: O que a senhora faz quando vê um funcionário da
senhora com cara feia?
Maria Cecília Medeiros, comerciante: Ah, eu ando descansar um
pouquinho lá atrás.
Jornal Nacional: É fácil dar um sorriso, né?
Maria Cecília Medeiros, comerciante: É fácil.
Jornal Nacional: É de graça?
Maria Cecília Medeiros, comerciante: É de graça.
Tags
Noticia Regionais#
Serviços#
Compartilhar isso
Sobre Folha Serrana
Serviços
Tags
Noticia Regionais,
Serviços
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Post Top Ad
Your Ad Spot
Author Details
Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós