Últimas Notícias

quinta-feira, janeiro 11, 2018

Pesquisa aponta erros no nome de batismo e data de nascimento de padre Cícero

adre Cícero, considerado santo popular no interior do Ceará, não nasceu em 24 de março de 1844. E nome de batismo dele nem é precisamente Cícero Romão Batista, como se acredita. As revelações foram feitas pelos pesquisadores Daniel Walker e Renato Casimiro, a partir de documentos digitalizados do santo popular.

O documento está registrado no livro de batismo da paróquia de Nossa Senhora da Penha, no Crato, na região Cariri cearense. Conforme Walker, já havia suspeitas sobre a verdadeira data de nascimento, que agora foi "comprovada" com um documento oficial.

Nós conseguimos a cópia de um documento original, que é o batistério do padre Cícero. Até então a gente sabia que padre Cícero havia nascido em 23 de março apenas por transcrição de livros; mas agora não, nós temos a cópia de um documento oficial.
Ainda segundo os pesquisadores, o documento original não permite um estudo claro do texto. A partir da digitalização, Walker e Casimiro realizaram um estudo aprofundado da caligrafia e descobriram as falhas.

O padre nasceu na verdade um dia antes, em 23 de março, e dois de seus sobrenomes tiveram a ordem invertida por opção própria do pároco, sendo o real nome de batismo Cícero Batista Romão, e não Cícero Romão Batista.

A próxima etapa do estudo da dupla é investigar por que Cícero utilizou, ao longo de toda a vida, a data de aniversário diferente do dia registrado em sua certidão. "Isso ainda é um mistério", diz Daniel Walker.

O que muda com a descoberta?
Documento digitalizado permitiu estudo mais aprofundado sobre o nascimento de padre Cícero (Foto: Reprodução) Documento digitalizado permitiu estudo mais aprofundado sobre o nascimento de padre Cícero (Foto: Reprodução)

Documento digitalizado permitiu estudo mais aprofundado sobre o nascimento de padre Cícero (Foto: Reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas