Últimas Notícias

sábado, agosto 26, 2017

A CURA DA CHIKUUNGUNYA PODE SER PELA PICADA DO ESCORPIÃO

Na última quarta-feira (23), a reportagem do programa Vem Que Tem, da TV Jangadeiro/SBT, mostrou relato de pessoas que afirmaram terem sido curadas das dores da chikungunya após serem picadas por escorpião. O Tribuna do Ceará consultou um especialista em doenças tropicais para falar sobre o assunto.

Ivo Castelo Branco, infectologista e coordenador do Núcleo de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), afirmou não ter conhecimento sobre esse tipo de cura.

“Sinceramente é uma coisa que não tenho como afirmar que existe. Eu nunca ouvi falar disso. Existem pessoas que ficam boas com dipirona, outras não. Eu não posso dizer que as pessoas estão mentindo, mas honestamente não sei dizer sobre isso”, comenta. O especialista reitera que, cientificamente, isso até o momento não foi provado.

“Pode até ser ignorância minha, mas pelo meu conhecimento não existe cientificamente nenhum estudo ou comprovação de que a picada de escorpião possa curar chikungunya. O que sei é que existe um estudo sobre o veneno da abelha para dores articulares, um estudo do interior de São Paulo, e é algo que ainda está sendo pesquisado, nem comprovado ainda é”, explica.
O infectologista ainda alerta para o cuidado que as pessoas devem ter com a picada do escorpião. “Como sabemos a picada de escorpião é séria e as pessoas devem ficar atentas a isso, e nas consequências que a picada do bicho pode até causar a morte. É perigoso”, finaliza.

Relatos de cura
A equipe do Vem que Tem, da TV Jangadeiro/SBT, foi até a cidade de Independência, no Ceará, para conversar com Gorete. Ela relata que estava com chikungunya e, após ser picada por um escorpião, foi curada.

“Minhas mãos nem fechavam mais, meus dedos doíam demais, as juntas dos joelhos, os pés. Quando eu pisava não chão, parecia até espinhos, uma chikungunya muito forte”.

Após ser picada pelo escorpião, a mulher afirma que as dores começaram a diminuir. “Parece que uma pessoa pegou as dores e saiu arrancando e, de repente, eu não senti mais nada”.


Veja o vídeo do Vem que Tem, da TV Jangadeiro/SBT:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas