Últimas Notícias

segunda-feira, maio 29, 2017

Rio Grande do Norte registra mil assassinatos desde início do ano

Aumento em relação ao mesmo período de 2016 foi de mais de 27%.
Sensação de insegurança aumenta com crise no sistema penitenciário.
O estado do Rio Grande do Norte atingiu uma marca preocupante neste sábado (27): registrou o milésimo assassinato do ano.

É como se todo dia sete pessoas fossem assassinadas. Por trás dos números tem sempre uma história real, como a do vendedor ambulante Flávio Araújo, que foi cobrar uma dívida, neste sábado à tarde, e acabou morto com dois tiros. O assassino fugiu. Flávio é a milésima quarta vítima de homicídio só em 2017.  

Se compararmos os cinco primeiros meses de 2017 com o mesmo período do 2016 chegamos a um aumento de mais de 27% no número de homicídios no Rio Grande do Norte.

O milésimo assassinato foi neste sábado de madrugada, no município de Ceará Mirim, na região metropolitana de Natal. Um casal foi executado a tiros em casa. Segundo um levantamento do grupo de pesquisa criminal ligado à Universidade Federal do Rural do Semiárido, os crimes de encomenda lideram as estatísticas.

“São aquelas execuções primárias em que a vítima não tinha nenhum tipo de ligação com algum crime pra gente poder fazer a ligação dela com alguma vida pregressa criminosa. Segundo caso são as violências interpessoais”, explicou Ivenio Hermes, especialista em gestão e políticas de segurança pública.

Crimes que raramente são solucionados. O delegado-geral de Polícia Civil admite que enfrenta dificuldades para investigar as mortes.

“Apesar de a lei determinar que sejam 5.150 policiais, hoje nós temos cerca de apenas 1.200 policiais”, afirmou José Francisco Correia Júnior.

A sensação de insegurança é reforçada pela crise no sistema penitenciário. No início do ano as rebeliões deixaram 26 mortos. Esta semana 88 presos fugiram de Parnamirim e a maioria continua solta.

“Hoje em dia ninguém mais pode andar nas ruas por conta de assalto. E além de assalto agora estão matando, tá horrível”, disse a estudante Priscila Emanuela dos Santos.

O delegado-geral disse que ainda em 2017 haverá concurso público para contratar novos policiais.

Já o governo do estado declarou que não comenta as estatísticas por não serem dados oficiais, mas afirmou que está fazendo o possível para combater a criminalidade.


Jornal Nacional TV Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas