Últimas Notícias

segunda-feira, fevereiro 13, 2017

O professor Antônio Rilmar Cavalcante fala de precauções para a cidade de Pereiro-CE

 
Não é somente chover e encher açudes e barragens. Em Pereiro, açudes e lagoas secos, além do assoreamento que diminuiu o volume em alguns açudes acima de 30%; o leito destes serviram nesses últimos anos para criação de cavalos, porcos, vacas e com o agravamento de derrubadas de árvores nas encostas. Mesmo tendo água não serve para uso pelo alto grau de poluição, pois, os mesmos servem para receber dejetos de todo tipo. Doenças como diarreias, verminoses, coceiras e outros tipos de doenças comuns, em relação ao uso indevido da água. Se faz necessário que o gestor público compreenda toda dinâmica do ciclo da água.

Tivemos tempo nesses anos de seca de criar frente de serviços para implantar nas pequenas cidades saneamento básico, combate à dengue e as doenças que evolui desta, mortais ou que deixa sequelas para sempre. Que é de a prevenção? As chuvas estão chegando e as cidades com seus terrenos baldios e ruas sujas, onde os focos de doenças, costumeiramente, deixa-se a doença se estalar para combater.

 SANEAMENTO E TRATAMENTO DE ESGOTOS

Sabe-se que o saneamento básico é fundamental e de estratégico para o país, contudo, para a eficiência é de necessidade o tratamento dos esgotos que é um dos grandes problemas que obstrui o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Nosso problema crônico referente a saneamento básico e tratamento de esgotos tem reflexos negativos na economia e na saúde pública.  Tem uma relação muito forte diretamente à perda da qualidade da água dos mananciais comprometendo ainda mais os efeitos da escassez hídrica.

O PLANETA DAS ÁGUAS

 A posição do sistema solar da Terra é único planeta em que a água existe nas três fases: sólida, líquida e gasosa. A importância da água no estado liquido, pois, a vida tem início na água e esta mantém a vida na Terra. Devido suas propriedades físicas é regulador térmico, isto é, absorve calor sem que a temperatura seja altamente alterada.

O todo ciclo de vida é influenciado pelas propriedades físicas e químicas de água. As mudanças globais afetam a distribuição das águas nos continentes. O aquecimento da atmosféricos aumenta a evaporação e diminui os estoques de água líquida.

O CICLO HIDROLÓGICO

     O movimento da água de subida e descida na atmosfera é de importância no papel da vegetação, por exemplo, a evapotranspiração que repõe para atmosfera (30% da água na atmosfera é proveniente da evapotranspiração da vegetação), fica evidenciado o papel fundamental das plantas no ciclo hidrológico. Hoje há uma preocupação mundial em projetos de “cidades verdes” para implantação de bosques urbanos, é importantíssimo na manutenção de umidade nas áreas urbanas. Segundo o cientista As Saber: as florestas ripárias ou “florestas beiradeias” têm um papel fundamental na regulação e manutenção de qualidade de água de rios e riachos. E também é por essa razão que os custos do tratamento de água de regiões protegidas por florestas é muito mais baixo (100 vezes menor) que o tratamento de água proveniente de mananciais degradados.

USOS MÚLTIPLOS

Quando se ampliam os usos de água à medida que a economia dos países se diversificam através da produção de alimentos, de energia, abastecimento público, transporte e navegação, turismo, usos industriais.

Os usos múltiplos são competitivos e além deles, as atividades humanas e o abastecimento público, há, ainda outro, pouco considerado na contabilidade geral sobre os volumes de água utilizados: é o volume necessário para manter os ecossistemas terrestres e aquáticos funcionando e para a sustentabilidade dos ciclos biogeoquímicos e biológicos.


O crescimento da população humana que pode atinge 9 bilhões de pessoas por volta 2050. Em áreas urbanas e regiões metropolitanas, a pendência por grandes volumes de água e a produção resíduos sólidos e líquidos em larga escala aumentam a necessidade de medidas de conservação de mananciais, reuso de água, e tratamento de esgotos. Por outra, a nossa capacidade de inovação de tecnologias avançadas. Mundialmente está sendo dirigido para diminuir a demanda e otimizar os usos múltiplos da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas