Últimas Notícias

segunda-feira, janeiro 16, 2017

TERCEIRO ENCONTRO DA FAMÍLIA CAVALCANTE EM PEREIRO-CE

TERCEIRO ENCONTRO DA FAMÍLIA CAVALCANTE

     Dia 30 de setembro de 2016 foi uma noite emblemática para a família Cavalcante, visto que, a realização do terceiro encontro, que trouxe como tema a Cultura Nordestina, onde foi apresentado a decoração figuras importantes, tais como, Patativa Assaré, Luiz Gonzaga, Raquel de Queiroz, Padre Cícero, lampião e tantos outras.

Em clima aconchegante os participantes de tamanho entusiasmo se confraternizavam e o que se presenciava era a harmonia, a paz de uma família cheia de felicidade. Mais uma vez na abertura da festa uma simbologia de magia, o Cerimonial com a entrada do brasão e logo após, lidas biografias de personalidades históricas da família, que deram formação ao crescimento desse clã na cidade de Pereiro. Para nossa alegria o transcorrido evento com a presença de Cavalcante que vieram de outros estados para participar deste acontecimento, que em magnitude torna-se tradicional e de referência para outros acontecimentos.

     Coube ao Professor e Poeta Antônio Rilmar Cavalcante agradecer aos presentes in momerium, dos que partiram em 2016, a solidariedade de sentimento de perda e de ausência que nos deixou falta em nossa convivência.

     Como atrações dentro da proposta o tema nordestino, duas foram apresentadas, uma dupla de violeiros conduzido por insigne poeta Geraldo Amâncio e uma banda de forró pé de serra, Forró do Limite. O carisma do poeta e cantante abrilhantou durante três horas, os belos versos que enalteciam a família promotora e os convidados.
Á noite constituiu de uma plástica beleza, os versos brotavam numa espontaneidade que proporcionavam a uma conspícua plateia que em ovação se regozijava em minuto de interminável preleção de resgate a nossa cultura. A sensibilidade dos violeiros poetas nos fez mais felizes ainda, naquele instante via-se a plena luta narrando a epopeia de uma família que da Europa, originalmente da Itália tinha chegada ao Brasil. Assim, as palavras não dão o significado amplo do que foi esta noite, não somente para nossa família, mais, para todos, que no salão paroquial, berço primeiro das manifestações culturais da sociedade pereirense.  E, foi mais além, a nossa satisfação em cumprir, talvez, em melhor dizer, em resgatar o verdadeiro forró, xote e baião, paginando um passado bonito da nossa verdadeira música. Digo em nome de todos, naquele momento de glória inesquecível, sentimos orgulhosos por ter vencido mais um desafio, destarte, ante o sofrimento de anos de seca viabilizarmos nossos sonhos, acreditando que unir os nossos sentimos ao ato de viabilizar, ´é o que é de melhor, em nossos corações trazer a fleuma que desejamos a toda família.

     O nosso escopo de valorização, de renovação e na caça de talento, tivemos apresentação do talento de Walfrido Carvalho que recitou a pedido dos presentes o poema Evangelização, do grande poeta Sinobilino Pinheiro, onde na beleza dos versos, retrata fielmente o espirito presente do momento angustiante que vivemos: ... reza o livro de Deus, o Evangelho de Marcos, que os pães eram só sete e as bocas quatro mil, jesus louro ... quem vai multiplicar os pães do meu Brasil. Em seguida, Gilson Gabriel e sua Filha, num interpreto emocionando cerrou esta parte de riqueza cultural.

     A nossa ceia ao feitio da culinária nordestina, foi servida baião de dois com paçoca, frutas tropicais, sucos, bolos, doce e rapadura, outras comidas típicas nossa.

     Já deixa saudade um acontecimento muito recente. Entretanto, uma cobrança maior para o quarto encontro. Pedimos a Deus saúde e disposição para enfrentar as dificuldades. Não somos um grupo fechado, o que desejamos é a participação de todos e que venham com ideias, também, é importante o apoio financeiro, para que este encontro tenha maiores atrações, que deixe marcas de glamour singular, que seja do tamanho a consciência de irmandade e de paz.

     Agradecemos a família de José Demétrio Cavalcante de Ereré, ao Casal Jobenemar e Ronizalba e filhas, Rafael Cavalcante, Eneide e Junior, também a um grupo de Cavalcante residente em São Paulo, ao casal Karelas e Cleane, Nara Íris, Ronaldo Cavalcante, em Fortaleza, Maria de Peto, Glauberto e Esposa, Deyna, aqui, a Cleilce Desidério, vários outros; se você não está nessa lista, por esquecimento, mas está presente em nossa amizade.


     Um agradecimento, em especial, a Padre Gino, que nos cedeu o Salão Paroquial para o terceiro encontro e, ainda, a toda comunidade de Pereiro.  Antônio Rilmar Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas