quinta-feira, outubro 13, 2016
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Lei Seca: multa ficará mais pesada para quem for pego alcoolizado ao volante
Lei Seca: multa ficará mais pesada para quem for pego alcoolizado ao volante
Quem for pego pela Operação Lei Seca dirigindo alcoolizado ou se
recusar a fazer o teste do bafômetro, a partir do dia 1º de novembro, pagará
uma multa muito superior ao valor cobrado atualmente, que é de R$ 1.915. Devido
a mudanças na legislação de trânsito, o
valor subirá para R$ 2.934,70 e o motorista ainda terá a carteira de
habilitação suspensa pelo prazo de 12 meses.
O motorista que falar ao celular enquanto dirige também será
penalizado com mais rigor: de infração média (multa de R$ 85,13) para
gravíssima (R$ 191,54). E quem estacionar indevidamente em vaga de idoso ou
deficiente perderá sete pontos na carteira.
De acordo com o coordenador da Lei Seca, tenente-coronel da Polícia
Militar, Marco Andrade, para que o trânsito seja humanizado, é necessário a
contribuição de todos. Existe o esforço legal de tentar inibir as transgressões
através das penalizações. A multa é para chamar a atenção. “O grande objetivo é
a reeducação, não temos prazer em multar”, explicou.
A Operação Lei Seca, iniciada em 2009, trouxe uma mudança para a
realidade da segurança nas ruas e estradas do Estado do Rio. Segundo dados do
Instituto de Segurança Pública (ISP) e do Departamento Nacional de Trânsito
(Denatran), o número de mortes em 2009 foi de 59 por 100 mil veículos. No ano
passado, ficou em 29 para cada 100 mil veículos, uma redução de aproximadamente
50%.
Segundo o coronel Marco Andrade, “quando começamos, há sete anos,
20% dos motoristas eram flagrados sob efeito do álcool. Hoje, este número caiu
para 7%. Da mesma forma, esperamos um amadurecimento com relação ao uso do
cinto de segurança no banco de trás, com a não utilização do celular ao volante
e o respeito às regras de velocidade. Precisamos que a sociedade compre essa
ideia”, afirmou.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o
quarto país do mundo com o maior número de mortes em acidentes de trânsito por
ano. O país tenta cumprir uma meta estipulada pela Organização das Nações
Unidas (ONU): uma redução em 50%, no período 2011-2020, de casos fatais em
acidentes viários.
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