Últimas Notícias

terça-feira, julho 05, 2016

Por que Letícia se acidentou no sanitário; o que fazer pra prevenir

Letícia Nogueira, a cratense que faleceu vítima de acidente doméstico (Foto: Reprodução/Montagem/Agência Miséria)
AddThis Sharing Buttons
Publicidade


O caso Letícia Nogueira suscitou a atenção que se deve dar aos acidentes domésticos. A garota que tinha nove anos faleceu no último dia 25 de junho por complicações após cair sobre um vaso sanitário em sua residência, na cidade do Crato. Com a incidente, a sociedade desperta para os riscos que estão expostos diariamente sem se dar conta com os produtos que utilizamos.

Conforme dados do Sistema Vigilância de Violências e Acidentes (Viva), os acidentes domésticos foram as principais causa de morte entre crianças de até nove anos, no período de 2003 a 2013. Afogamentos, quedas, queimaduras e intoxicações e foram nos últimos anos os acidentes que mais provocaram morte de crianças nesta faixa etária.

No caso da garota, os familiares destacam a ineficácia do método para fixação do aparelho como causa do acidente. Além de não suportar o peso de uma pessoa, o que é necessário para um aparelho sanitário, o material que o vaso é produzido transforma-se uma arma quando quebrado.

Para o pai de Letícia, Raimundo Nonato Nogueira, se a forma de fixação desse tipo de aparelho fosse mais eficiente o acidente não ocorreria. “São apenas dois parafusos para segurar uma peça que uma pessoa vai sentar em cima. É muito frágil”, destaca. A família deve ingressar com uma ação contra a fabricante do produto.

Para tentar evitar novos casos, o Corpo de Bombeiros na Região do Cariri está se prontificando para ministrar palestras sobre segurança doméstica incluindo questões de comportamento que podem evitar acidentes como o que vitimou Letícia. A intenção é orientar sobre as ações e cuidados que as pessoas devem ter, por exemplo, como uma fissura no vaso.

O envolvimento de professores, pais e parentes das crianças é extremamente necessário para gerar a compreensão sobre o que a criança não deve fazer, destaca o comandante da sessão de bombeiros da cidade do Crato, major Noberto Santos.

A TV Miséria fez uma reportagem especial com o pai de Letícia e com Major Noberto sobre o caso e os cuidados recomendados pelos bombeiros.


Assista ao vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas