Últimas Notícias

terça-feira, maio 24, 2016

Banho de sangue nos presídios durante rebeliões pode ter provocado mais de 30 mortes em dois dias

Presos incendiaram celas e galerias em seis unidades do Sistema Penal
Pode passar de 30 o número de detentos mortos em cinco unidades do Sistema Penitenciário do Ceará após a deflagração da greve dos agentes prisionais. A onda de execuções sumárias, iniciada nos presídios no sábado (21),  à tarde, continuidade neste domingo. Os crimes envolvendo facões rivais acontece nas Casas de Privação Provisória da Liberdade 1,2,3 e 4, todas no Município de Itaitinga; além do Presídio do Carrapicho, no Município de Caucaia.  Somente ontem, teriam sido mortos 17 presidiários, além de outros 8 no sábado. Contudo, os números não são ainda oficiais.

Ainda no sábado,  ao anunciar o fim da greve após uma rodada de negociações em caráter emergencial, o próprio secretário da Justiça e da Cidadania, Hélio Leitão, informou que até aquele momento já estavam confirmadas oito mortes. Naquele dia foram registrados sete assassinatos na CPPL 3 e mais um na CPPL 1.

No domingo (22), a matança recomeçou na CPPL 1, onde quatro detentos foram executados pelos grupos rivais, totalizando cinco assassinatos somente naquela unidade. Porém, logo veio a informação de outros cinco detentos teriam morrido na CPPL 2 e mais dois na CPPL 3.

Já à noite, foram confirmadas quatro mortes na CPPL 4 e outras três no Presídio do Carrapicho, em Caucaia. Era início da madrugada desta segunda-feira quando surgiu a informação de que, pelo menos, mais dois corpos estavam nas galerias do Carrapicho, totalizando cinco mortos.

Agora há pouco, equipes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) reiniciaram os trabalhos de investigação e recolhimento de corpos nas unidades do Sistema Penitenciário, já com a informação de, pelo menos, mais 10 casos.

Oficialmente, estão identificados apenas quatro mortos. São eles:

1 - Douglas Matos Ferreira

2 - Roberto Bruno Agostinho dos Santos

3 - Rian Pereira Paz

4 - Daniel de Sousa Oliveira


Por FERNANDO RIBEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas